Roberto Cláudio se filia ao União Brasil no dia 12 de junho

O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio vai se filiar ao União Brasil no próximo dia 12 de junho. A solenidade ainda não tem local definido. RC chega ao partido, saindo do PDT, para ser candidato a governador do Ceará nas Eleições 2026. Para tomar a decisão, conversou com Antonio Rueda, presidente nacional do União Brasil, e Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas.
Roberto Cláudio também conversou com todos os deputados federais cearenses do União: Moses Rodrigues, Fernanda Pessoa, Danilo Forte e Dayany Bittencourt.
Em tempo
O presidente do PL no Ceará, Carmelo Neto, tem dito que caberá uma vaga ao PL para o Senado, caso venha a apoiar o nome de RC ao Abolição. O nome já foi escolhido, o do deputado estadual Alcides Fernandes.
Em tempo II
A outro nome para Senado e vice na chapa de RC serão definidos posteriormente. Carmelo e André Fernandes são simpáticos a RC.
Existem alas da oposição que defendem o nome de RC para Senado ou Câmara, e que Ciro seja o nome para Governo.
O FG tem dito que é influencer e consultor. Não quer ser candidato a nada e defende o nome de RC ao Abolição. Mas como sabemos, na política tudo pode acontecer.
Em tempo III
Com a filiação de RC, quem também vai para o União é o ex-prefeito de Fortaleza José Sarto. A festa contará com a presença de Ciro Gomes e Tasso Jereissati.
Outros nomes do PDT devem embarcar no novo partido: os deputados Queiroz Filho e Cláudio Pinho entram em março de 2026.
Lucinildo Frota deve ir para o PL. Quem também pode ir para o PL é Antônio Henrique. Há um esforço do União Brasil de atrai-lo.
Em tempo IV
Com as baixas, o PDT no Ceará deve sumir. Os que não saíram com Cid, saem agora com RC e Sarto.
CN7